Este ensaio é resultante de pesquisa realizada em municípios do planalto serrano catarinense e sul do Paraná, onde analisei as práticas de formação continuada desenvolvidas por iniciativa das prefeituras municipais, discutindo até que ponto tais práticas contribuem, efetivamente, para a profissionalização docente e a melhoria da prática pedagógica do professor.
Este livro reúne cerca de 200 verbetes sobre a obra de Paulo Freire, conhecido pelo caráter transformador de sua pedagogia e pela atuação marcada pela busca de uma sociedade mais justa por meio de uma educação humanizadora. Foi para compilar fragmentos das práticas, dos pensamentos e dos sonhos de Paulo Freire que 75 estudiosos decidiram produzir este dicionário de verbetes fundamentais para se pensar a Educação hoje. Nesse dicionário, sou autor dos verbetes "Emancipação" e "Criticidade", temas importantíssimos para a compreensão e a ação política-transformadora, voltada para aqueles que se inspiram e assumem o pensamento freireano.
O livro Pedagogia da Ação Política reúne fundamentos e procedimentos da Metodologia do Planejamento Estratégico Participativo Educacional (PEPE), desenvolvida ao longo dos últimos 20 anos em municípios do Sul do Brasil, para a construção coletiva de instrumentos de gestão da Educação Pública Municipal. A Metodologia PEPE é organizada por um conjunto de práticas que se identificam com a Democracia de Alta Intensidade, com instrumentos da ciberdemocracia, voltando-se para duas dimensões distintas e complementares: educacional, como forma de qualificar a participação dos envolvidos, por meio do aprendizado em relação, e os resultados, com a utilização de procedimentos de avaliação permanente da política educacional para o aprimoramento dos resultados de aprendizagem dos educandos.
Livro produzido pelos acadêmicos da disciplina intitulada Seminário Avançado de Paulo Freire e Educação Contemporânea, no Programa de Pós-Graduação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No primeiro capítulo, apresento o tema Arranjo de Desenvolvimento da Educação a partir da estruturação de rede colaborativas intermunicipais voltadas para uma gestão democrática, inspirado no pensamento de Paulo Freire.